Relat rio referente ao curso de Sociologia
Realizado na Fundação Getúlio Vargas.
Marcelo Noueira Frias, R.A: 1058094.
Licenciatura em Filosofia.
São Paulo- SP.
2014.
1. Introdução
O curso oferecido pela Fundação Getúlio Vargas, sobre a disciplina de Sociologia, traz uma reflexão contemporânea sobre o conhecimento sociológico, uma análise entre a sociologia e a modernidade, e ainda um breve resumo sobre a História do pensamento sociológico no Brasil. Empreendendo dessa forma que a disciplina de Sociologia seja deveras vista além do academicismo, mas também como uma forma de imaginação/comportamento social.
2. Desenvolvimento
A Sociologia conota de maneira intrigante os emaranhados que ocorre nos processos de mudança histórica, dessa forma, fica de fácil compreensão a vida cotidiana de cada povo e a sua cultura. A sociologia é consolidada na Europa, sendo assim, quando trazida ao Brasil, os distintos moldes de imaginação sociológica predominante no Velho Continente permanece aqui, mesmo com a especificidade utilizada na Europa, à sociologia ganha suas singularidades no pensamento social do Brasil.
O Iluminismo é o principal representante do modo de reflexão sobre o mundo social de hoje. Antes disso, o cotidiano era regido por uma rígida ontologia, partido desse prisma, tudo era explicado pelos costumes e tradições. Trabalho, familia e diversas dimensões da vida, eram regidas sem muitos questionamentos. Sendo assim, não existia necessidade de um pensamento social autônomo, a religião cabia como o único e necessário pensamento social coletivo.
A partir do Iluminismo, surgem nomes como: Montesquieu e Comte. Esses pensadores dão um impuso na maneira em que a sociedade refletia. Nascem então, os estágios em que a humanidade passaria segundo Comte; o Teologico, o Metafisico e o Positivo.
O tema Cidadania e Direitos é abordado numa perspectiva de Brasil pós-Constituição de 1988, porém é necessário atentar a privação de direitos, e de que