Relat Rio Qu Mica 2
Grupo: 2
ÍNDICE
1 OBJETIVO 3
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
2.1 SOBRE SOLUÇÕES 4
2.2 PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO REAGENTE 4
3 MATERIAIS E REAGENTES 5
4 PROCEDIMENTOS 6
5 DISCUSSÃO 7
6 CONCLUSÃO 8
1 OBJETIVO
Os objetivos desta aula prática foram:
Aplicar algumas expressões no cálculo da massa de soluto necessária à preparação de soluções;
Preparar soluções.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1 SOBRE SOLUÇÕES
As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Elas são encontradas em qualquer um dos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Geralmente uma solução é constituída por um componente em maior quantidade, o solvente, e um ou mais componentes denominados solutos.
Para estudo das soluções, três aspectos devem ser considerados: quantidade, composição e concentração. A quantidade da solução envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume, a composição de uma solução é a soma total de todos os ingredientes que a compõem, e a concentração de uma solução são as quantidades relativas destes vários componentes.
Não há limite para considerarmos uma solução diluída ou concentrada, sem um termo de comparação. Uma solução é definida em função da outra. A cor de uma solução de tinta ou a doçura de uma solução de açúcar dependem da quantidade de soluto contida em determinada quantidade da solução. Na tentativa de quantificar essa proporção, surgiram vários tipos de medidas das soluções, agrupáveis em duas classes:
Medidas de título (ou de massa), que expressam uma proporção entre a massa de soluto e a massa de solvente ou de solução;
Medidas de concentração, que expressam uma proporção entre a massa de soluto e o volume da solução.
2.2 PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO REAGENTE
Nesta aula prática, foi utilizado o reagente Na2S2O3 (tiossulfato de sódio). O tiossulfato de sódio tem forma sólida em temperatura ambiente, cor branca e é inodoro. Seu pH varia de 6,8 à 8,4 e é solúvel em água,