Relat Rio Palestra Hidrosanit Rio
464 palavras
2 páginas
Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.Acadêmica: Lilhane Cristina Hoss.
Curso: Engenharia Civil.
Relatório Palestra Hidrossanitário (Sistemas Prediais – Rodrigo Devienne)
Água Quente:
São barras de Polipropileno Copolímero Rondon – PPR, com comprimento de 4m, na cor verde. Suporta uma temperatura de serviço de 70º C, podendo ocasionalmente suportar até 95º C. Possui projeção de vida superior á 50 anos e maior resistência, porém deve-se ficar atento ao tempo de aquecimento, não esperar atingir 260º C, pois se aquecer 1 min vai queimar o PPR, ou parte da cadeia fica froucha, causando ponto de vazamento e como patologia do superaquecimento forma uma escama no tubo. É encaixado por termofusão, não podendo ser utilizado adesivo especial, e possui mais risco de gerenciamento se comparado ao Aquaterm.
Água Quente e Fria:
São barras de Policloreto ou Vinila Clorado (CPVC), com comprimento de 3m, na cor bege. Suporta uma temperatura de serviço de 70º C, podendo ocasionalmente suportar até 95º C. Possui menor resistência e menor perda de temperatura. Encaixado por solda, portanto não pode ser utilizado adesivo especial.
Pex Tigre:
São barras de Polietileno Reticulado (PEX) para tubos e Polisulfona (PSU) para conexões, com comprimento de 50 á 100 m (em rolos), na cor branca. Suporta uma temperatura de serviço de 70º C, podendo ocasionalmente suportar até 95º C. Pode ser usado de um ponto a outro sem conexão, quando utilizado com tubo bainha que tem como principal função facilitar a manutenção. Utilizado em residências de luxo ou até mesmo no programa minha casa minha vida.
Comparação entre as 3 soluções:
Pex: Tem um custo por metro de tubo mais caro, porém tem um menor consumo de peças, com ganho na mão de obra e praticamente zero desperdício (sustentabilidade), possui também menor risco de instalação.
PPR: 3 vezes mais demorado na execução e possui mão de obra terceirizada.
Aquaterm: 20% mais caro que o PPR, porém possui mão de obra própria e é o