relat rio microbiologia
No seguinte relatório irei mostrar toda a teoria fornecida durante as aulas práticas, das discussões que foram realizadas, de tudo que foi apresentado, informando o objetivo de cada aula prática.
Hans Christian Gram
O método de Gram, é uma técnica de coloração diferencial que, com o auxílio da microscopia ótica, permite distinguir os dois principais grupos de bactérias.
Esta metodologia foi desenvolvida pelo físico dinamarquês Hans Christian Gram, em 1884. Este cientista obteve, através da coloração realizada, uma melhor visualização das bactérias em amostras de material infectado. Verificou, no entanto, que nem todas as bactérias coravam com este método, o que o levou a sugerir a possibilidade de ser usado um contrastante. Gram faleceu em 1935 sem ter conseguido que fosse reconhecida a devida importância ao seu método de coloração. A coloração de Gram é baseada na composição química e integridade da parede celular bacteriana. Dependendo da cor que adquirirem, as bactérias serão classificadas em Gram-positivas (quando coras em roxas) ou Gram-negativas (quando avermelhadas). Geralmente as Gram-positivas são mais patogênicas.
Hans Christian Gram
A técnica de Gram
A técnica de Gram consiste em submeter esfregaços de secreções orgânicas ou locais contaminados contendo bactérias a agentes químicos específicos, os quais permitem diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem. O método submete uma amostra bacteriana à violeta de genciana, fixando-a, em seguida, pelo lugol. Todas as bactérias absorvem e fixam o corante e adquirem uma coloração violácea. Segue-se então um processo de descoloração pelo álcool-acetona. O solvente descolore as membranas externas de algumas bactérias (as Gram-negativas), e não descolorem outras (as Gram-positivas). A retenção ou não do corante