Relat Rio Merc Rio Em Carv O
DETERMINAÇÃO DE COBRE EM BEBIDAS ALCOÓLICAS POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM FORNO GRAFITE
TURMA: B Data: 19/06/2015 Professora: Emilene
Alunos: Cassiana Herzer Griebeler Franciele Morawski Tamires de Matos
OBJETIVO: Determinar a concentração de mercúrio em amostras de carvão utilizando técnica de espectrometria de absorção atômica por geração química de vapor.
AMOSTRA: carvão vegetal 06.070
EQUIPAMENTO: O equipamento utilizado foi um Espectrômetro de Absorção Atômica com geração química de vapor modelo Perkin Elmer A Analyst 200.
Parâmetros instrumentais: Comprimento de onda: 253,65nm Tipo de lâmpada: EDC Fenda: 2,71/1,5nm
MATERIAIS/REAGENTES UTILIZADOS:
Soluções de calibração de Hg contendo 2; 4; 6; 8 e 10ug/L preparadas em HCl 1,0mol.L-1. soluções de HCl 1,0mol.L-1, NaBH4 0,5% (m/v) em KOH (0,1%)
Lâmpada de cátodo oco de mercúrio
PROCEDIMENTO:
Neste caso foram realizadas 3 análises do Branco, 3 análises de cada padrão e 3 análises da amostra. Todas as soluções e padrões utilizados foram previamente preparados pelos técnicos.
Preparo da amostra: pesamos 0,49.. g de amostra de carvão vegetal em béquer de vidro e adicionamos 30mL de HCl 1,0 mol.L-1. Levamos ao ultrassom por 30 minutos para extração do Hg. Filtramos a solução com seringa e filtro 0,45um e transferimos uma alíquota de 10mL para um tubo de centrifuga. Efetuamos a análise em sistema de geração químico de vapor.
RESULTADOS: A espectrometria de absorção atômica com geração química de vapor é um método de análise utilizado para quantificar espécies em amostras diversas. Após o preparo realizado de acordo com cada tipo de amostra, uma alíquota líquida pode ser analisada. Na técnica, hidretos das espécies de interesse são formados por meio de uma reação química com um agente redutor em meio ácido, em uma alça de reação. Os hidretos de espécies voláteis são levados até uma cela de quartzo por onde passa a radiação