Relat Rio Massa Mola
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Sistema Massa-Mola
Antonio Carlos Gardel de Freitas Castro
Manoel Inácio Almeida Fernandes
Mauro José da Silva Filho
Pau dos Ferros
Abril – 2015
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Sistema Massa-Mola
Antonio Carlos Gardel de Freitas Castro
Manoel Inácio Almeida Fernandes
Mauro José da Silva Filho
Relatório Apresentado à Disciplina Laboratório de Ondas e Termodinâmica, ministrada pelo Prof. Igor Rochaid em complementação a um dos requisitos para a obtenção da Nota da Unidade I.
Pau dos Ferros Abril – 2015
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivos 5
3. Fundamentação Teórica 6
3.1 Movimento Harmônico Simples 6
4. Materiais e Métodos 9 4.1. Materiais 9
4.2. Métodos 9
5. Resultados e Discussões 10
6. Conclusão 13
7. Referências Bibliográficas 14
1. Introdução
Nosso mundo está repleto de oscilações, nas quais os objetos se movem repetidamente de um lado para o outro. Muitas são simplesmente curiosas ou desagradáveis, mas outras podem ser economicamente importantes ou perigosas. Quando um corpo oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, descrevendo assim uma trajetória retilínea, pode-se dizer que este corpo realiza um Movimento Harmônico Simples (MHS) linear e este ocorre em decorrência da ação de uma força restauradora.
Na prática realizada como base para este relatório, utilizamos como referência um sistema massa-mola vertical. Nesse sistema as forças dissipativas, atrito e resistência do ar, serão desprezadas. E o bloco de massa m, quando colocado em oscilação se movimentará sob a ação da força restauradora elástica, diretamente proporcional à deformação da mola.
Faremos uma comparação entre os resultados obtidos com a prática e a Lei de Hooke, a fim de verificar e comprovar a veracidade do que é repassado