Relat rio Filme Agonia e xtase

1100 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LAIS DA ROSA PEDROZO, 1047707, 2014/03
NARA RUBIANE MEDEIROS, 953674, 2014/03

FILME - AGONIA E ÊXTASE

PELOTAS
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LAIS DA ROSA PEDROZO, 1047707, 2014/03
NARA RUBIANE MEDEIROS, 953674, 2014/03

PELOTAS
2015
O filme Agonia e Êxtase, produzido em 1965, retrata um pouco da saga de um dos maiores pintores renascentistas da história, Michelangelo, para pintar o teto da Capela Sistina sob as ordens do Papa Júlio II. O filme conta como foi difícil o processo de criação dos afrescos e como que o pintor, que na realidade no início de sua carreira era apenas um escultor de mármore, sofreu para ter suas idéias artísticas aceitas pelo Papa, já que algumas contrariavam alguns conceitos católicos, entre outros entraves.
Nascido em Caprese, na região toscana da Itália, Michelangelo foi o primeiro artista da família Buonarroti. Seus estudos se iniciam em Settignano,onde começa a ter contato com a arte de esculpir, na qual acreditava que era a sua principal vocação artística; apesar ter sido um artista bastante versátil,tendo desenvolvido projetos arquitetônicos, escrito poemas e com grande aptidão para a pintura, sua forma de expressão artística que era mais valorizada pelo próprio Michelangelo, era a escultura, particularmente a talha em mármore. Através das esculturas, Michelangelo almejava ser reconhecido na cidade italiana de Florença, onde se localizavam vários dos mecenas mais importantes da época; quem tinha uma obra sua na cidade, na certa era reconhecido como um artista talentoso.
Tendo vivido na fase derradeira do renascimento, suas obras tinham grande influência da arte da Antiguidade Clássica, retomando traços da arte grega e romana. Assim, temas mitológicos eram bastante visíveis em suas criações. As influências do humanismo e do antropocentrismo levaram a uma representação que exaltava a

Relacionados