Relat Rio ETA
Docente: Paula Miranda
VISÍTA TÉCNICA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÀGUA
Juliana Ayres Muniz
URUAÇU-GO
MARÇO/2015
Introdução
No dia 19 de março de 2015 foi feito uma visita técnica à instalação da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Goiânia.
Essa ETA capta a água bruta do rio Meia Ponte, a mesma é localizada antes do rio entrar na cidade para que a água recolhida não seja tão suja e seu tratamento não se torne tão complicado.
Foi feito uma introdução sobre o assunto antes de ser feita a visita na qual foram desencadeadas algumas dúvidas, e a visita serviu como forma de sanar as dúvidas e conhecer um pouco mais sobre os processos pelos quais a àgua passa até alcançar a forma em que chega as nossas casas.
Relatório Sobre a Vísita à ETA
O primeiro local visitado foi o laboratório aonde ocorre o monitoramento e a vigilância sanitária. Alguns testes são feitos para saber a dosagem exata dos reagentes químicos adicionados.
Ao entrarmos no laboratório deparamos com duas torneiras que ficam constantemente abertas para que a fiscalização da água seja de minuto em minuto, pois se houver o fechamento dessas torneiras a água ficará parada no cano e ao ligar novamente a água que cairá não será a mesma que foi tratada no momento.
Foram utilizados cones para explicar os processos pelas quais a água passa até chegar as nossas casas.
Primeiramente ocorre a captação da água bruta pelas barragens, então essa água passa pelo pré-tratamento, que seria os gradeamentos grosseiros e fino.
Após a passagem pelos gradeamentos, as maiores partículas são retidas, porém algumas ainda permanecem na água, para que essas partículas também sejam removidas, elas passam pelas seguintes fases:
1- Coagulação: A água bruta recebe uma certa quantia de sulfato de alumínio, para que as partículas sólidas que ainda se encontram na água se juntem.
2- Floculação: A água então chega até tanques de concreto aonde ocorre a