Relat rio Elis
Pedagogia Social
Palestrante: Elis Costa da Silva
Nesta palestra foi falado sobre o Pedagogo Social, no caso da palestrante trabalha dentro do CEPROSSOM na parte administrativa de projetos, que em seu caso trabalha com o projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no caso de nossa cidade trabalha com pessoas de 6 a 59 anos. Esse projeto é dividido em ciclos, cujo ciclo 1 atinge crianças de 06 a 09 anos, ciclo 2 atinge crianças de 10 a 12 anos e o ciclo 3 atinge adolescentes de 13 a 18 anos.
Até os 12 anos através do lúdico, é trabalhado questões pertinentes a parte social. Após essa idade eles são preparados profissionalmente com as parcerias Pet/ Senac, Patrulheiros, Unicamp e Pronatec.
O Educador Social se encaixa na educação não formal, pois ocorre em ambientes não escolares e trabalha o social criando um grupo de convivência, sendo que a criança não tem obrigação de frequentar, está ali por vontade própria e aprende a convivência social em grupos do mesmo interesse, ou seja o aprendizado é coletivo e reciproco.
Foi tratado a importância do Pedagogo Social em ambientes de educação não formal para o desenvolvimento, pois são estimulados socialmente. Esse trabalho é feito em conjunto com outros profissionais como Fonoaudiólogo, Psicólogos, Assistente Social, estagiários e voluntários.
Conheci como é feito o trabalho do Pedagogo neste ambiente e de sua importância a maneira que é feita seu trabalho e os resultados esperados.
Aluna: Alessandra H. F. P. Bartolomeu
RA: 297.656.264-3