Relat rio determina o de cido ac tico
INSTITUTO LATINO-AMERICANDO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO
ENGENHARIA QUÍMICA
ANA PAULA OLIVO
BRUNA BALDASSO
LETICIA MARIA SIMIÃO SANTOS
LOISE RISSINI KRAMER
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE
FOZ DO IGUAÇU
2015
1) INTRODUÇÃO
O vinagre é um produto amplamente utilizado para atribuir gosto aos alimentos, sendo que existem diversas matérias-primas das quais é possível extraí-lo: uva, maçã, arroz, batata, entre outras. Porém, de acordo com legislação brasileira só pode ser chamado vinagre aquele resultante da fermentação acética do vinho; das outras matérias-primas se denomina fermentado acético (MENEGUZZO; RIZZON, 2006).
Dentre os vinagres de vinho existe o vinagre balsâmico, que é um produto mais sofisticado e difere dos outros pelo processo de elaboração e pelas características aromáticas que adquire. Além disso, também possui uma história muito antiga originada nos arredores da cidade de Módena, na Itália, devido ao clima da região que proporcionava vinhos mais apropriados para a produção de vinagre.
Segundo Phil Bianchin, durante centenas de anos famílias ricas das pequenas cidades da região produziam o vinagre balsâmico para consumo próprio, e passavam o legado de geração em geração. No século 11, sabe-se que o monopólio desse vinagre era governado pela família Estes, e que as classes dominantes apreciavam muito o vinagre, o considerando uma bebida requintada. Porém, quando a família foi expulsa do poder o vinagre balsâmico deixou de ser conhecido por todos, apesar de ainda ser cultivado na sua região de origem, onde seu saborear era uma forma de arte.
E assim permaneceu, até cerca de 1980, quando alguns chefes de cozinha italianos descobriram os sabores intensos do vinagre balsâmico e passaram a utilizá-lo para complementar a culinária mediterrânea. Hoje em dia, ele é produzido tradicionalmente pelas cidades da região de Módena, que possuem