Relat Rio De Quimica1
1149 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC Câmpus VideiraRELATÓRIO AULA EXPERIMENTAL DIA 27/05/2015
Nomes: Eduardo Ardnt
Mayara Lins
Natalia Ferrandin
Videira – SC
2015
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um relatório sobre a aula experimental no laboratório de química, onde foi realizado experiências que poderia ser observado e discutido a solubilidade de alguns reagentes e a separação de misturas homogêneas e heterogêneas.
Solubilidade pode ser conceituada como capacidade de uma substância se dissolver em outra. De acordo com as propriedades particulares de cada elemento quimico envolvido na reação, podemos observar não apenas a transformação da matéria, mas usando a técnica certa, também podemos em boa parte dos casos reverter a reação e purificar certas substâncias.
2. MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS/REAGENTES
Tubos de ensaio
Pipeta de 2 Ml
Pipeta de 5 mL
Proveta de 50 mL
Proveta de 100 mL
Proveta de 500 mL
Béquer de 100 mL
Rolhas
Suporte universal
Papel filtro
Argola de metal
Bastão de vidro
Triângulo de porcelana
Funil
Solução de Iodo (0,003%)
Acetanilida
Querosene
1-butanol
Etanol
Álcool comercial
Gasolina
Alcoômetro
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A. Miscibilidade de Líquidos Nesta experiência, preparou-se seis misturas em seis tubos de ensaio numerados de 1 a 6, tomando os devidos cuidados visto que o etanol, 1-butanol e querosene são inflamáveis.
Após realizar as misturas agitou-se cada tubo de forma a homogeneizar as misturas.
Na amostra 1 pode ser observado que os reagentes se misturam, pois a água sendo polar e na molécula de etanol (CH3CH2OH), a cadeia carbônica é apolar, mas o OH é polar e como a cadeia é pequena prevalece o OH e ocorre a dissolução.
Na mistura 2, não houve mistura a molécula de butanol (CH3CH2CH2CH2OH) possui certa polaridade, porém outra parte dela é apolar e tende dificultar a dissolução em água. Isso ocorre porque o butanol possui uma cadeia carbônica mais longa que do etanol, portanto mais peso