Relat Rio De Quim 2
Equacionar e classificar quanto ao tipo cada reação química realizada; reconhecer alguns fatores que influenciam na velocidade das reações.
Introdução
Reação química é um fenômeno em que os átomos permanecem praticamente intactos. Na reação química, as moléculas (ou aglomerados iônicos) iniciais são “desmontadas” e seus átomos são reaproveitados para “montar” as moléculas (ou aglomerados iônicos) finais.
Podemos representar uma reação química, escrevendo:
2H2 + O2 2H2O
Equação química é a representação simbólica e abreviada de uma reação química (ou fenômeno químico).
As reações químicas representam a escrita usada pelos químicos. É uma linguagem universal, isto é, não muda de uma linguagem para outra ou de um país para outro. Isso simplifica bastante a maneira de expressar um fenômeno ou reação química.
Há quatro tipos de reações químicas. A síntese é uma reação de adição ou composição. Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos.
A análise é uma reação de decomposição, e ocorre quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos. Denominam-se em três subtipos, dependendo do agente que decompõe a substância.
Eletrólise Quando a decomposição ocorre pela corrente elétrica.
Pirólise (calcinação) -> Quando a decomposição ocorre pelo calor.
Fotólise Quando a decomposição ocorre pela luz.
A simples troca é uma reação de deslocamento ou substituição, e ocorre quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta. Toda reação de simples troca é também uma reação de oxirredução.
E a dupla troca ocorre quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas.
Um dos fatores que influenciam na velocidade das reações é a temperatura, que é medida em graus de agitação molecular. A agitação molecular aumenta conforme a sua temperatura, fazendo com que o número de colisões entre os