RELAT RIO DE MASSA ESPEC FICA
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PARANAVAÍ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ENSAIO DE MASSA ESPECÍFICA DOS AGREGADOS MIÚDOS
PARANAVAÍ
2015
Aluno
TÍTULO: Determinação da massa específica do agregado miúdo por meio do frasco de Chapman.
OBJETIVO: Este ensaio tem por objetivo determinar a massa específica real do agregado miúdo pelo método do frasco de Chapman, fundamentado na NBR 9776.
ENSAIO DE MASSA ESPECÍFICA DOS AGREGADOS MIÚDOS
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unidade Universitária de Paranavaí, como requisito parcial da disciplina de Materiais de Construção, sob a orientação do Professor_________
PARANAVAÍ
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 MATERIAL UTILIZADO 5
3 PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO DO ENSAIO 6
4 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS 7
5 CONCLUSÃO DAS MASSAS ESPECÍFICA 8
7 BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Analogamente ao método do picnômetro, este método permite grande rapidez na obtenção do resultado, porém não oferece grande precisão. Contudo, seus resultados são perfeitamente aceitáveis na maioria das aplicações em tecnologia do concreto. A massa específica ou massa específica unitária é definida como a massa de partículas do agregado que ocupa uma unidade de volume, ou seja, é relativa a agregado e a vazios. De acordo com a massa específica aparente os agregados podem ser classificados como: Leves (argila expandida, pedra-pomes, vermiculita); normais (oedras britadas, areias e seixos) e pesadas ( hematita, barita, magnetita).
Esta Norma prescreve o processo de determinação da massa específica de agregados miúdos para concreto pelo frasco de Chapman.
MATERIAL UTILIZADO
- Balança com sensibilidade de 0,1g;
- Cilindro;
- Pá;
- Pipeta;
- Funil;
- Frasco de Chapman graduado segundo a NBR 9776;
- Espátula.