Relat Rio Da L Cia
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: HIGIENE E VIGILÂNCIA
PROFESSOR (a): LÚCIA CASTRO SANTOS DE OLIVEIRA
VISITA AO MERCADO MUNICIPAL DA CARAMURU
ALUNO (A):
Afonso Kenendy Dos Santos
Ana Carla Miranda de Araujo
Andressa Kaira Miranda de Carvalho
Jessika Araújo Diniz
Idemaura Almeida Cardoso
Luciene Alves Viana Linhares
Maria Janete Gomes Ribeiro
Thayz Damyanny Da Cruz Ribeiro
PARNAÍBA-PI
17/09/20014
1. Introdução O Brasil, como um país tropical em desenvolvimento, possui clima e situação socioeconômicos favoráveis à ocorrência de doenças parasitárias. Tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas, nos países em desenvolvimento, as parasitoses intestinais são amplamente difundidas devido às más condições sanitárias, e as hortaliças servem como um dos principais veículos de transmissão de enfermidades intestinais. Por definição, doenças de origem alimentar são patologias causadas por agentes veiculados por alimentos e decorrem da ingestão de alimentos contaminados por agentes físicos, biológicos e químicos.
A qualidade da matéria-prima depende da microbiota natural e de contaminantes patogênicos e deterioradores, bem como da higiene. Contudo, o tipo de alimento e as condições ambientais regulam diretamente, a multiplicação dos microrganismos (PEREIRA, 2009).
A grande parte dos manipuladores e consumidores desconhecem os requisitos necessários para a correta manipulação de alimentos, principalmente com relação às condições de armazenamento e os perigos associados à presença de microrganismos patogênicos (MIRANDA; BARRETO, 2012).
Assim, as condições higiênicas do ambiente de trabalho e o cumprimento das exigências oficiais e legais são fatores importantes na produção e comercialização dos alimentos seguros e de qualidade (LUNDGREN. et al., 2009).
Desta forma, todos os estabelecimentos industrializadores e comercializadores de carnes devem apresentar estruturas higiênico-sanitárias adequadas, a fim de impedir