RELAT RIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE BIOLOGIA
GENÉTICA
1. Assunto
Análise de Fenótipos
2. Objetivo
O objetivo foi coletar dados, dominantes e recessivos, de todos os membros de cada grupo da sala e, assim, poder determinar os genótipos e os fenótipos para cada característica observada.
3. Introdução Teórica
A genética é importante porque com ela podemos descobrir as doenças hereditárias e assim fazer o tratamento precoce para que a doença não se manifeste ou tratamento para cura. Podemos analisar diversas anomalias e características hereditárias. Na medicina é feita a análise das interações genéticas.
Na agricultura e na pecuária ela melhora as espécies selecionando as mais produtivas e qualificadas, onde denominamos de biodiversidade. Intervenções no material genético de animais e vegetais dão origem a alimentos com propriedades nutricionais diferentes, melhorando a saúde daqueles que os consomem. Produção de biocombustíveis como biodiesel e etanol foram transformados pelo melhoramento genético vegetal, deixando-o mais resistente e mais produtivo.
Questões policiais, mais especificamente criminais usam a genética para descobrir rastros no local do crime, coletando amostras de DNA e encontrar o culpado ou inocentar a vítima.
4. Procedimento
5. Resultados
5.1
5.2 Responda:
a) O que é genótipo? Dê exemplos.
Genótipo é a constituição genética do indivíduo ou o conjunto de todos os seus genes herdados (ou cada par de alelos) que influenciam, quando interagem com o ambiente, as características dele. Com base na 1ª Lei de Mendel, no cruzamento de ervilhas, foi constatado que o homozigoto dominante era VV e o heterozigoto Vv, e o homozigoto recessivo vv. Após os cruzamentos identificamos as características com o uso das respectivas letras e o percentual como 25%.
b) O que é fenótipo? Dê exemplos.
É um termo onde designamos as características apresentadas pelo indivíduo como fisiológicas, morfológicas ou comportamentais que são determinadas