DISLEXIA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR
Mariana Bechara Ximenes
RESUMO:
No presente trabalho falaremos sobre um dos mais frequentes transtornos da aprendizagem, que abala muitas crianças tanto emocionalmente, quanto cognitivamente todos os dias.
Esse transtorno denominado dislexia é caracterizado como uma dificuldade para aprender a ler e a escrever, encontrada em indivíduos saudáveis, de inteligência normal ou superior e sem deficiências sensoriais. Embora seja uma dificuldade presente em sala de aula, ela é de difícil entendimento e, por este motivo, muitas vezes é mal interpretada, dificultando assim o seu correto diagnóstico. Por esta razão, é necessário que tanto os pais, os educadores, como também membros do convívio escolar da criança fiquem atentos, para evitar o diagnóstico tardio, o que pode dificultar no tratamento.
Logo nos primeiros sintomas da criança, já é necessário o encaminhamento clínico e manter uma atenção especial e dedicada ao aluno em sala de aula ao longo de todo o tratamento, onde ele necessitará do envolvimento escolar, familiar e profissional, fazendo com que a criança descubra suas habilidades, resgatando a sua autoconfiança e a sua autonomia.
Palavras - chave: Dislexia; Dificuldade; Diagnóstico.
Pedagoga e aluna do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Educacional, oferecido pela Universidade Nove de Julho.
E-mail: mazinhaxis@hotmail.com
Telefone: (11) 9.8133-7798
1. INTRODUÇÃO:
Vivemos sempre em busca da perfeição e não sabemos lidar com o diferente, somos tomados por um senso comum de nossos saberes cotidianos e assim, deixamos de buscar um conhecimento científico.
Como objetivo deste artigo, falaremos sobre a dislexia, suas principais causas e consequências e apontaremos formas de diagnosticá-la, junto a possíveis tratamentos que poderão ajudar à criança a superar gradativamente suas dificuldades.
Muitos alunos são reprovados na escola e outros acabam abandonando os estudos, por apresentarem