RELAT RIO BIOQ
O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas, por isso, na natureza raramente se encontra substâncias puras. Estes sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância são denominados dispersões.
As dispersões são classificadas de acordo com o tamanho médio das partículas dispersas:
Solução verdadeira: São misturas homogêneas translúcidas, com diâmetro médio das partículas entre 0 e 1nm. Exemplo: açúcar na água.
Solução colóide: São misturas homogêneas que possuem moléculas ou íons gigantes. O diâmetro médio de suas partículas é de 1 a 1.000nm. Este tipo de mistura dispersa facilmente a luz, por isso são opacas, não são translúcidas. Apesar dos colóides parecerem homogêneos a olho nu, a nível microscópico são heterogêneos, isto porque não são estáveis e quase sempre precipitam. Exemplo: gelatina na água.
Suspensão: São misturas com grandes aglomerados de átomos, íons e moléculas. O tamanho médio das partículas é acima de 1.000nm. Exemplo: terra suspensa em água.
Dentre elas, o tipo o mais comum encontrado em laboratório é a solução verdadeira, que é chamada simplesmente de solução. São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Nas soluções, o disperso recebe o nome de soluto e o dispersante, o nome de solvente. No exemplo acima, o açúcar é o soluto e a água, o solvente.
As soluções são classificadas:
a) De acordo com o estado de agregação da solução:
Solução Líquida: sal em água.
Solução Sólida: certas ligas metálicas (cobre e níquel).
Solução Gasosa: ar atmosférico.
b) De acordo com os estados de agregação dos componentes:
Por exemplo, líquido-líquido: água em álcool.
c) De acordo com a proporção entre soluto e solvente:
Soluções Diluídas: contêm pouco soluto em relação ao solvente (10g de sal comum por litro de água).
Soluções Concentradas: contêm mais soluto em relação ao solvente (400g de sal comum por litro de água).
d) De