Relat Rio De Bioq Imica II
773 palavras
4 páginas
Faculdade Independente do Nordeste – FAINORDocente: Anita de Oliveira Silva
Discente: Itana Souza da Silva
Disciplina: Bioquímica
Curso: Estética e Cosmético
Turma: 2015.1 Turno: Vespertino
Relatório
Reações de precipitação
Objetivo: O experimento em questão teve como objetivo principal, identificar as variadas reações de precipitações as quais as proteínas são submetidas a inúmeros compostos, dessa forma alguns fatores como o pH do meio, a concentração de sais e a constante dielétrica do solvente podem interferir diretamente na solubilidade das proteínas. As proteínas podem ser precipitadas sofrendo desnaturação e sem sofrer desnaturação.
Nesse experimento será possível caracterizar as seguintes situações de precipitação das proteínas.
Material utilizado:
Água destilada
Caseína
Reativo do biureto
Ácido tricloroacético
Acetato de chumbo
NaCL
Sulfato de amônia
Pipeta graduada
As proteínas foram submetidas em altas temperaturas, na presença de ácidos fortes, conteúdos contendo sal de metal pesado, além de serem expostas a solventes orgânicos.
Descrição do experimento: O experimento foi elaborado em quatro etapas e a cada etapa foi possível identificar uma reação de precipitação de acordo com o composto ou situação que a proteína foi submetida.
Análise dos dados experimentais:
1. Temperatura elevada: Experimento realizado no tubo 4, contendo 2 ml de proteína a 10%, aquecida em banho-maria fervente por 3 minutos. O resultado encontrado foi uma solução esbranquiçada sem precipitação. (A temperatura é um fator importante na solubilização das proteínas. Em geral, entre O e 40C o aumento da temperatura favorece a solubilidade. Isto decorre do fato do calor provocar um aumento da energia cinética das moléculas de proteína, facilitando a interação destas com o solvente. Entretanto, acima de 40C, as proteínas começam a precipitar: os movimentos moleculares se tornam tão intensos que os grupamentos químicos se