Relat rio Aula de laborat rio Cor da Chama 1 2 1
ESCOLA DE ENGENHARIA
QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
Profa. MSc. Adriana Trigolo
Técnicos Laboratoristas André da Silva e Roberto Mendonça
2014
Equipe LOS POLLOS HERMANOS
NOME
RA
Cor da Chama na Presença de Cátions Metálicos
1) OBJETIVO: O experimento realizado em laboratório tem como objetivo observar e identificar a coloração da chama na queima de diferentes de cátions metálicos.
2) INTRODUÇÃO O teste da chama é um procedimento utilizado para detectar a presença de cátions metálicos em determinada substancias, baseando-se no espectro de emissão característico de cada elemento. Esse experimento é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, os elétrons da última camada, absorvem esta energia passando para um nível energético mais elevado, chamado de estado de excitação. Quando este elétron excitado retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente como forma de radiação. Cada elemento libera está radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. Desta forma, é possível identificar o elemento através do teste da chama, considerando a cor da chama.
3) MATERIAIS E QUIPAMENTOS UTILIZADOS
Cloreto de estrôncio (SrCl2);
Cloreto de sódio (NaCl);
Cloreto de cálcio (CaCl2);
Cloreto de bário (BaCl2);
Cloreto de potássio (KCl);
Amostra desconhecida;
Solução de HCl (2,0 mols/L);
Vidro de relógio para colocação de amostras sólidas;
Béquer de 25 ml;
Espátula;
Bico de Bunsen;
Fio de platina.
4) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Distribuir os sais nos vidros de relógios anteriormente identificados;
2. Limpar o fio de platina mergulhando-o na solução de HCl (no béquer), e após leva-lo a chama do Bico de Bunsen, até que não se observe alteração na coloração da chama;
3. Com o fio de platina limpo,