Relat Rio 5 S Compartilhado
Local escolhido: Armário de roupas criança de 7 anos.
Visão geral do desafio: Roupas, Brinquedos e Produtos de Uso pessoal misturados.
Primeiro Passo:
Seiri – Senso de Utilização
O “S” Seiri representa o senso de utilização dos recursos. Assim como a folha de uma planta descarta a folha seca e sem utilidade, o mesmo deve acontecer com os recursos e materiais desnecessários ou inúteis para o processo produtivo da empresa.
Procure itens fora do lugar ou sem utilidade. Nesta fase, um questionamento que deve ser feito é: “Nós precisamos disso?”
E desta forma esvaziei o local a ser organizado e levando em conta as necessidades e gostos da proprietária do Armário, separei os utensílios em:
Lixo
Doação
Itens que voltarão para o Armário.
Segundo Passo:
Seiton – Senso de Organização ( Ordem )
Nutrientes são destinados de maneira natural para as diferentes regiões do corpo humano que destes necessitam. O senso de organização estimula a colocar tudo que é necessário em locais predeterminados dentro do processo produtivo e da organização dos departamentos. Para começar, é preciso colocar cada item em seu devido lugar. Após, é interessante colocar ao alcance das mãos o que é mais usado no dia-a-dia. A premissa do Seiton é: “o que não está classificado não está organizado”.
E no meu caso separei roupas, livros, utensílios de uso pessoal, os organizei por tipo e utilidade.
Terceiro Passo:
Seiso – Senso de Limpeza
O senso de limpeza desperta atenção tanto para o aspecto pessoal, da aparência, quanto do ambiente de trabalho e também dos processos. Quanto menos sujeira no ambiente de trabalho e quanto mais atenção a melhorar o que já está limpo, melhor. No mundo utópico do senso de limpeza, o banheiro ficará mais limpo ao indivíduo sair dele. As pessoas que deixam rastro de sujeira por onde passam estão na contra-mão do senso de limpeza. Um bom exemplo de como o senso de limpeza pode influenciar as pessoas é olharmos para o