Relat Rio 5 Cin Tica Qu Mica
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Prática 05: Cinética e Equilíbrio Químico
Aluna: Ana Karolina Plácido de Macedo
Matrícula: 369655
Curso: Farmácia- MT 2014.2
Data da prática: 01/10/2014
1.Introdução
O estudo da velocidade das reações químicas é imprescindível não apenas no meio acadêmico como também no nosso dia-a-dia, pois frequentemente nos deparamos com situações em que esse prévio conhecimento nos auxilia na resolução de alguns problemas como por exemplo, na hora de guardar alimentos na geladeira para assim retardar o seu processo de decomposição. A área da química que é responsável por esse estudo é a cinética química e os fatores que influenciam nesse processo, tais como: temperatura, superfície de contato, concentração e efeito catalisador que serão abordados ao longo desse relatório tornam possível determinar se as reações são instantâneas ou rápidas, moderadas ou lentas, ou seja, sua velocidade.
O aumento da temperatura significa o aumento da energia das moléculas envolvidas na reação, sendo assim haverá um aumento drástico no número de colisões entre elas e portanto, consequentemente isso resultará em um aumento na velocidade da reação. Por sua vez, o aumento da concentração dos reagentes resulta em um aumento da velocidade na reação, pois quanto maior a concentração maior será a velocidade das transformações químicas ocorridas. O aumento da superfície de contato também resultará em um aumento na velocidade da reação.
Catalisadores são definidos como substâncias que afetam a velocidade de uma reação química aumentando siginificativamente a sua velocidade sem ser consumido no processo. Em outras palavras eles facilitam a reação e não participam diretamente delas. Eles são parte importante para se compreender e estudar novos métodos que visam aumentar o rendimento das reações químicas.
O equilíbrio químico ocorre quando a velocidade da reação inversa se iguala a velocidade da