Trabalho Dai
No presente trabalho se fará a análise da apresentação e a primeira parte da obra O império do efêmero – A moda de seu destino nas sociedades modernas, de autoria Gilles Lipovestsky, filósofo francês. Assim, serão analisados os principais pontos e aspectos ressaltados pelo referido autor, de forma a consolidar os ensinamentos acerca da história e do avanço da moda na sociedade.
Na apresentação do seu livro, Lipovetsky expõe que a moda está em todo lugar, tendo atingido todas as camadas sociais e as mais variadas faixas etárias. No entanto, em que pese tenha havido a propagação da moda, o autor entende ainda que ela foi pouco explorada por críticos, pessoas denominadas por ele de “cabeças pensantes” (p. 09).
Esclarece o autor que a obra consiste no panorama geral – globalizado - da história da moda, ou seja, sem apego aos inesgotáveis detalhes e inúmeras minúcias. O objetivo do livro consiste no estudo do vestuário, por ser ele a espinha dorsal do fenômeno, ou seja, o ponto mais importante da moda. (p. 12).
Para melhor elucidar a pretensão do filósofo, vale reproduzir trecho da sua explanação:
Optamos deliberadamente aqui pela inteligibilidade do conjunto em detrimento da análise de detalhe: o que nos faz mais falta não são os conhecimentos minuciosos, é o sentido global, a economia profunda da dinâmica da moda. Este livro foi escrito com uma dupla intenção. Por um lado compreender a emergência da moda no final da Idade Média, assim como as linhas principais de sua evolução [...] Por outro lado, compreender a ascensão da moda ao poder nas sociedades contemporâneas, o lugar central, inédito que ocupa nas democracias engajadas no caminho do consumo e da comunicação de massa. (p. 11-12)
Segundo o autor somente no final da Idade Média é possível compreender a moda como um fenômeno estruturado, como um sistema em si. No entanto, o filósofo que a fase inaugural permaneceu por