Relat rio 2 de Higiene Teste de Swab
CAMPUS BAGÉ
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE HIGIENE E LEGISLAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Prof.ª Dr.ª Caroline Costa Moraes
Teste de Swab
Tiago Santos de Almeida
Bagé, 1 de Julho de 2015
Tiago Santos de Almeida (101151718)
Teste de Swab
Relatório Acadêmico de Engenharia de Alimentos
Na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Bagé, apresentando à disciplina de
Higiene e Legislação na Indústria de Alimentos.
Prof.ª Dr.ª Caroline C. Moraes
BAGÉ
2015
RESUMO
O método swab é de grande importância para a indústria de alimentos, pois trata de examinar microbiologicamente a superfície desejada, mantendo o controle necessário contra futuras possíveis contaminações por microrganismos, ajudando a manter a higiene que é exigida pela legislação.
INTRODUÇÃO
A coleta utilizando swab é o método mais antigo e amplamente utilizado para examinar microbiologicamente uma superfície. Esse método é geralmente usado na indústria alimentícia, hospitais, restaurantes, frigoríficos, em diagnósticos clínicos e em laboratórios. O swab serve para coletar os microrganismos vigentes em qualquer lugar que se queira analisar. As análises podem ser feitas em mãos, mesas, embalagens, válvulas ou aparelhos eletrônicos, porém cada material a ser analisado requer diferentes tipos de coleta. As coletas podem ser feitas em superfícies planas, irregulares ou em mãos.
Swab é um bastão de haste longa com algodão em uma das pontas, estéril, semelhante a um cotonete. Serve pra colher micróbios de tecidos vivos ou superfícies, ou ainda para semear os micróbios sobre as placas de meio de cultura.
O Swab é uma técnica de esfregaço aplicada em alimentos cuja contaminação é predominantemente superficial. Os swabs são preparados no próprio laboratório, com hastes de madeira de aproximadamente 15cm de comprimento por 3mm de diâmetro e a parte absorvente em algodão com aproximadamente 2cm de