RELAT RIO 1
Nome: João Victor Poli
Data: 14/08/2014
Disciplina: Química Inorgânica I
Horário: 56-57
Professor: Almir Luis Brancher
UCS - Bloco G – Sala 412
1 OBJETIVOS Os objetivos desta prática foram relacionados à teoria atômica de Bohr e seus postulados. O maior foco da experiência foi comprovar o chamado “salto quântico” e também o espectro eletromagnético, excitando os sais e observando as cores liberadas.
2 INTRODUÇÃO Aproximadamente em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr descobriu que a absorção ou emissão de luz é uma característica dos átomos. Foi aí que começa a surgir a palavra salto quântico. Como um bom exemplo, cita-se o Cálcio, quando ele está em seu estado sólido e certa quantidade desse elemento é colocada na chama, os elétrons constituintes no Cálcio serão excitados, desse modo, eles saltarão para níveis de energia mais altos, e é agora que entra outra questão. Logo que o elétron volta para seu estado fundamental, fótons são emitidos e corresponde a certa cor, que neste caso é um laranja forte. Foi aí que Bohr conseguiu comprovar os seus pensamentos, assim, ele conclui que o elétron está sempre em um estado estacionário e apenas se ele é excitado, ocorre um salto de um nível para outro.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Primeiramente, foi pipetado certa quantidade de HCL 6 mol/L e colocada em um copo de béquer. Para dar início ao procedimento, lava-se a alça de platina no béquer com HCL e depois em outro com água destilada. Com o Bico de Bunsen aceso, foi aquecida a alça até que ela ficasse totalmente limpa (sem resíduos). Dando início de vez à prática, é mergulhada a alça em uma solução de sal que é pedido. O teste foi realizado com os metais: Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Cálcio, Estrôncio e Bário. Todos os metais foram realizados da mesma forma, é colocada certa quantidade dele na alça e botado na chama, a partir deste momento que a cor é