RELAT RIO 1
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA I (2569)
PRÁTICA 1: MEDIDAS DE PRESSÃO
ALUNOS: GUILHERME MARTINEZ SCHELLER RA 82663 GUILHERME MACHADO BALBINO RA 80805 THIAGO FRAGA DO AMARAL RA 84930
PROF.: LARISSA
MARINGÁ, 08 DE ABRIL DE 2015
ASSUNTO
Medidas de Pressão.
OBJETIVO
Determinar as medidas de alta e baixa pressão em água, utilizando a leitura direta (régua ou limnímetro) o piezômettro (tubo vertical) e o manômetro (tubo em forma de U) bem como compará-los.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Há muitas razões para se medir a pressão em um determinado processo. A qualidade do produto, muitas vezes, depende da manutenção de uma determinada pressão. Também por segurança, a pressão em tanques, por exemplo, não pode exceder um valor máximo estipulado pelas especificações do projeto. Além disso, a pressão pode ser usada para medir outras variáveis (temperatura, nível e vazão). Este capítulo explora os principais métodos e princípios usados na medição eletromecânica de pressão. Interruptores e transmissores de pressão serão detalhados posteriormente.
A pressão é definida como a ação de uma força sobre uma superfície. Na engenharia, a pressão é um termo geralmente restrito à força exercida por um fluido por unidade da superfície de um recipiente fechado que o encerra. Tem a natureza de empuxo distribuído uniformemente sobre uma superfície plana. Assim, a pressão (P) correspondente a uma força (F) distribuída por uma área (A).
Para conseguir medir essas pressões são utilizados alguns dispositivos, comparando-a com a pressão exercida por uma coluna de líquido com densidade e altura conhecidas (manômetro de tubo em “U”, manômetro de tubo inclinado etc.).
Neste tipo de instrumento, o líquido a ser utilizado é escolhido considerando-se o seu peso específico (γ) e o valor da pressão a ser medida. Normalmente, utilizam-se os seguintes líquidos nestes instrumentos: • Água (γ = 1