FISIOLOGIA
Prof. Paulo Bregolin - ULBRA
Nós seres humanos somos constituídos por uma multidão de elementos. Se observarmos criticamente veremos que há uma relação (interação entre os elementos) entre eles.
1- Relação Estrutural: é a relação de dependência anatômica, ex: gestante/feto.
2- Relação Funcional: é aquela em que o estado do primeiro elemento influencia o estado do segundo elemento, ex: troca de energia entre os seres.
“Na natureza, cada elemento é uma parte que constitui algo maior e mais complexo cuja dinâmica depende da interação entre as partes.”
A FISIOLOGIA estuda essas relações funcionais entre as partes de um organismo vivo.
Em tempo: tempo Sistema→ conjunto de elementos que se inter-relacionam.
A concepção de elemento e sistema é relativa ao nível de complexidade que estamos estudando. No organismo por exemplo:
ADAPTAÇÃO:
ADAPTAÇÃO
RETOMANDO....
Quaisquer elementos da Natureza que mantêm alguma relação funcional formam um sistema. Ex: prótons e nêutrons formam um sistema chamado núcleo atômico.
Sistemas formam sistemas que, por si, se inter-relacionam .
Classificação dos sistemas:
1- Sistema dissipativo: sistema no qual ocorre perda de energia na forma de calor quando seus elementos interagem. É um sistema que intercambia energia e/ou informação com outros sistemas.
2- Sistema conservativo: sistema no qual não há perda de energia na forma de calor quando seus elementos interagem. É UM SISTEMA ONDE NÃO HÁ TROCA.
Quando da realização do processo parte da energia se perde na realização do próprio processo. O envelhecimento celular é um exemplo de processo dissipativo, pois as perdas de energia tornam, dia a dia, o processo de regeneração tecidual menos eficiente, e o efeito acumulativo dessa ineficiência produz os sinais visíveis do envelhecimento.
Toda a máquina orgânica perde eficiência ao longo da vida. Essa ineficiência tem um custo energético ou organizacional.