Relat Rio 1
IQD - Instituto de Química
Curso de Graduação
Disciplina: Laboratório de Química Inorgânica (Código 119.253)
ESTUDO DE ELEMENTOS REPRESENTATIVOS
PARTE A: OS METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS
1º Experimento: Sódio metálico (demonstração).
Observando as devidas precauções, será demonstrada pelo professor a reação de uma pequena quantidade de sódio com água e com álcool. Serão analisados o gás desprendido e a solução resultante. O estudante deve interpretar as observações e estabelecer as equações químicas correspondentes.
Utilizou-se uma amostra de sódio metálico armazenado em querosene, retirou-se a crosta que o envolvia para que a reação fosse efetiva.
Colocou-se água em dois tubos de ensaio e metanol em outros dois. Quando o sódio metálico foi adicionado ao tubo de ensaio contendo água, há desprendimento de gás hidrogênio, sendo a reação extremamente exotérmica. Ao adicionar fenolftaleína à solução resultante, nota-se que a solução apresenta caráter alcalino (a solução ficou rosa). Além do mais, a reação ocorreu rapidamente.
2Na(s) + 2H2O(l) → 2NaOH(aq) + H2(g)
Já ao adicionar o sódio metálico ao tubo de ensaio contendo metanol, a reação ocorreu mais lentamente que com a água. A reação também foi exotérmica, mas não tanto quanto a reação com a água. Ao adicionar fenolftaleína à solução, esta também apresentou caráter alcalino. Também houve desprendimento de gás hidrogênio. Conclui-se, dessa forma, que a mistura de sódio metálico com água é muito mais reativa que com metanol.
2Na(s) + 2CH3OH(l) → 2NaOCH3(ao) + H2(g)
2º Experimento: Espectros atômicos dos metais alcalinos e alcalino-terrosos.
A temperatura elevada os átomos de certos metais emitem luz de cores características. Analisando a luz emitida com um espectroscópio, podem ser observadas linhas espectrais discretas e características para cada elemento.
Procedimento: Aquecer na chama de um bico de Bunsen um arame de cromo-níquel até que este não altere mais a cor da