Relat Rio 1 Hist Ria
Durante os séculos XVII e VIII as disciplinas do corpo tornaram-se formas de dominação. No feudalismo, o modo de controle se fazia por meio da produção. Os servos deviam obediência e lealdade aos suseranos, e não podiam abandonar os domínios sem o consentimento do senhor. Os vassalos, que eram camponeses que trabalhavam para os senhores feudais moravam nas terras desses senhores e usavam recursos do suserano para produzir.
Os servos tinham que entregar obrigatoriamente a maior parte da produção para os suseranos-pertencentes da nobreza laica e do alto clero, e, para os trabalhadores, sobrava apenas o necessário para sobreviverem.
Com o decorrer do tempo, as condições dos camponeses pioraram, viviam em condições degradantes, pois os proprietários de terra começaram a exigir cada vez mais produtividade, e o que sobrava para os trabalhadores mal dava para sustentar a próxima produção.
Nesse período, o feudal, acontecia muitas guerras e invasões entre proprietários de terra, e para defender seus domínios, os suseranos recrutavam os filhos de camponeses para participar dessas lutas.
Os soldados sobreviventes e derrotados dessas guerras foram para as cidades, e representavam um “contingente á margem da sociedade feudal”, formando um grande número de habitantes que viviam contra esse sistema, que continuou sendo dominado pelos senhores feudais por muito tempo. Essas pessoas ao chegarem às cidades enfrentavam dificuldades para trabalhar, mesmo com o artesanato, porque o comércio era dominado pelas corporações de ofício. Essas corporações reuniam trabalhadores que produziam determinado produto, e, defendiam essa categoria, permitiam o comércio apenas entre seus membros oferecendo punições aos trabalhadores de fora.
Os trabalhadores do campo tornaram-se cada vez mais insatisfeitos com as condições miseráveis em que viviam, e organizavam levantes, invadiam e incendiavam castelos, fugiam. A partir