Relat Rio 1 FIS123
1676 palavras
7 páginas
Universidade Federal da BahiaDepartamento de Física do Estado Sólido
Física Geral e Experimental III-E – FIS123
Professor: Maria das Graças Bispo Cardoso
Turma: T04 P07. Alunos: Ciro Gois Batista Leonardo de Souza Figueiredo
Experimento I Medidas de Corrente e Diferença de Potencial
Salvador
Setembro de 2009
INTRODUÇÃO:
No laboratório, busca-se medir e interpretar duas grandezas fundamentais em eletricidade: medida de corrente e diferença de potencial (ddp). Para tanto, é necessário conhecimentos básicos, tais como a Lei de Ohm e entender como se dá o funcionamento de um galvanômetro. Estes elementos serão cruciais no desenvolvimento do experimento.
OBJETIVOS:
Neste experimento, buscamos medir e interpretar as grandezas de diferença de potencial e medida de corrente, através dos medidores de corrente e tensão (amperímetro e voltímetro, respectivamente). A partir disso, determina-se a duplicação e quadruplicação do fundo de escala do amperímetro e a transformação deste em voltímetro, além de comprovar e ajudar na compreensão da teoria vista em sala de aula.
MATERIAL UTILIZADO:
-Década de resistores;
-Amperímetro;
-Chave liga-desliga;
-Placa de ligação;
-Bateria (fonte):
-Fios.
1ª Parte: Medida de Corrente Menor Que o Fundo de Escala do Amperímetro. Para dar início ao nosso experimento, inicialmente montamos o seguinte circuito, como foi pedido no roteiro:
Temos então os seguintes dados:
Tensão da fonte Vo: 2,62 V
Desvio do amperímetro: 0,1mA
Tolerância das décadas: 5 % Tendo conhecimento da lei de Ohm, foi pedido para calcularmos a resistência que limita a corrente ao valor máximo (Imáx) que pode ser lido pelo amperímetro (Resistência Mínima Calculada: Rmín), temos então os cálculos:
Vo= Rmín x Imáx
Vo= 2,62 V
Imáx= 10 mA
Rmín = 262 Também nos foi pedido para calcularmos o