Relat Rio 1 ED
Curso: Automação Data: 05/04/2015
Disciplina: Eletrônica Digital II Professor: Sandro
Nome do aluno: Vitor Guilherme Souza Santana
Título: Circuito Flip Flop RS com CLOCK
1 .Objetivos:
Esse experimento teve como objetivo a montagem do circuito flip-flop SR para uma melhor visualização e compreensão dos alunos e para verificação da natureza do circuito.
2.Resumo teórico:
O circuito flip-flop RS é um circuito montado a partir de portas lógicas, onde são emitidos sinais em duas entradas conhecidas como set (S) e reset (R)
O terminal clock funciona como controle do bloco flip-flop, pois quando o mesmo é habilitado o flip-flop apresenta o seu funcionamento normal e quando o terminal está desabilitado o bloco flip-flop não altera o seu estado mesmo que as entradas R e S mudem seu estado lógico. Existem 4 tipos de comando de pulso de clock que se destacam, são eles:
-o|CK’ – funciona quando o bloco Flip Flop està com o terminal o nível baixo (0)
-|CK – funciona quando injetado estado. Logico 1
-|>CK – funciona com a transição de subida de pulso
-o|>CK – funciona com a transição de descida de pulso do clock
3.Material Utilizado:
Portas Lógicas
Fios de ligação
Resistor
Leds
Equipamentos:
Protoboard
Fonte variavel
Multimetro
4.Parte Prática:
Analisamos na parte prática que o funcionamento do circuito flip-flop se dá a partir das entradas set (S); reset (R) e a realimentação (Qa) e depende do nível lógico do CLOCK.
5. Tabela da verdade:
Pode-se então criar uma tabela resumida:
5.Conclusão:
Conclui-se que o circuito flip-flop RS é um biestável basico porque dele se derivam os demais tipos, os quais são muito importantes no meio da eletrônica digital sequencial, sendo o primeiro circuito com características da lógica sequencial a ser estudado e tem várias funcionalidades, como base para construção de circuitos registradores dos contadores e tem funcionalidade na parte da memória. Existem diversos tipos de