Relacão da Economia com as Demais Ciencias
EDITAL Nº. 041/2012
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Fundação Pública, no cumprimento das atribuições conferidas pela Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992 e pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 7.692, de 2 de março de 2012, no uso de suas atribuições, torna pública a seleção de bolsas para pesquisa, conforme o processo de nº. 23038.003122/2012-78, de acordo com as normas deste Edital e a legislação aplicável a matéria, em especial, a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. O Programa visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores - de reconhecido mérito científico – alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.
1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil.
1.2 A seleção será regida por este edital e executada pela CAPES, em conjunto com a AvH, com o apoio de consultores ad hoc e do Grupo Assessor da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES, conforme previsto na Portaria nº. 13, de 29 de janeiro de 2009.
1.3 O programa concederá bolsas para pesquisa nas modalidades de:
a) Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro (4) anos;
b) Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze (12) anos.
1.4 É prevista a aprovação de até 15 (quinze) bolsas nas duas modalidades conforme a disponibilidade orçamentária da Capes e AvH.
1.5