Relacione o filme ‘pro dia nascer feliz’ com o livro ‘ escola e democracia’
Nesta relação podemos encontrar um encontro de duas vidas os professores que trabalham nas escolas da periferia, estão sendo julgados, pois a impressão que se tem é que eles são meros coitados, ou trabalhadores que também não podiam ter outra forma de trabalho e vieram para a sala de aula.
Na escola dos alunos ricos também podemos observar que os professores têm meios para ensinar e na maioria das vezes em alguns casos isolados tem problemas com aluno, que são resolvidos com muitos diálogos, mas para estes professores observamos que o ensino flui, os alunos são preparados para a vida. A escola que pertence a ‘‘Elite” é um local onde o aluno realmente aprende, ele é reconhecido como tal e tem seu valor.
Na escola publica também temos na grande maioria, os alunos que não demonstram respeito pelo professor a ponto de brincar e ficar batendo papo o tempo todo na sala de aula, isso desestimular o mesmo a ensinar.
Também podemos observar os vários tipos de problemas mostrados no filme e que no livro também é observado, existe uma fala no começo do filme que questiona o que o aluno vai ser, será que ele vai saber votar, ou vai optar por um caminho mais obscuro.
A escola tem carências de todas as formas, desde professores que tem uma péssima qualificação, os diretores que não se preocupam com os conteúdos passados, as verbas no geral são utilizadas para outros fins, as escola que estão caindo aos pedaços e não são arrumadas.
Os diretores na maioria não tem nenhuma qualificação para organizar a escola, a meu ver parece que a culpa somente é passada pelos professores, ou seja, eles são os culpados, porque o aluno não aprende, ele não lê, não escreve, não consegue pensar, usa suas habilidades para roubar, destruir, matar, assaltar, quase no fim do filme temos uma garota que conta como ela gostou de assassinar uma colega.
A falta de planejamento, a falta de organização também revela os