relacao consigo mesma
Para o conhecimento de si próprio existem três métodos complementares: a auto-análise, as opiniões alheias e o teste psicológicos.
• Auto análise
A auto análise é um processo que consiste em observar se e, por comparação com os outros, descobrir as próprias capacidades e limitações.
Não há rigor científico na auto análise. Ninguém consegue analisar o seu próprio eu , objectivamente, como se analisasse outra pessoa . Ninguém consegue fazer de conta que é outra pessoa e ver-se de lado de fora, como juiz imparcial. Mas com um esforço de lucidez e honestidade ,é possível conhecer-se usando os comportamentos e as competências dos outros como padrão modelo de referência .
Um processo de autoconhecimento é portanto, comparar -se com os outros embora haja perigos nas comparações excessivas, sobretudo quando temos tendência a comparar a nossas limitações com os talentos dos outros. É assim que aparecem freses relevadoras de complexo de inferioridade “A imagem da criança representa a mais poderosa e inelutável ânsia em cada ser humano, ou seja, a ânsia de realizar a si próprio.” (Jung)
Desde os primórdios da humanidade, o Ser Humano, na busca de autorrealização, caminha em busca de si mesmo. No anseio de tocar os mistérios profundos do seu ser, ele interage com o seu meio e com outro ser igual a si buscando, nele, encontrar-se. Nesse processo, ele comunica a carga de afetividade que reflete desejos, expectativas, motivos, intenções, crenças, valores, parcerias, cooperação, competição, experiências acrescidas no percurso de sua vida que, juntos, compõem a sua dinâmica de interação. A pessoa inteira é mobilizada na interação com o outro.
O primeiro intento na busca de si mesmo está no descobrir-se e relacionar-se com a criança interior, que mora, viva, dentro de cada pessoa, e resgatá-la. Ela é convite contínuo para voltar às fontes da história pessoal de onde é haurida a energia para crescer em todas as dimensões, até atingir a plenitude