Rela es Trabalhistas e Sindicais Material online editado
Tutor: Ana Esch Professor da teletrasmitida: José Antonio de Barros
AULA 1 SINDICALISMO
"Tanto no Egito quanto na Grécia temos noticias das primeiras associações de trabalhadores em busca de seus direitos, tentando regulamentar as relações adversas entre patrões e empregados. Mas, foi no Egito que surgiram os primeiros movimentos organizados de trabalhadores. Em Roma temos noticias dos chamados Colégios Profissionais que estariam na mesma relação das primeiras associações surgidas."
A Revolução Industrial: Inicia-se na Inglaterra favorecida pelas grandes reservas de carvão mineral (principal combustível à época com advento da energia a vapor no século XVII) do país, permitindo o avanço de máquinas movidas a vapor. Permite mais eficiência de produção, barateando o preço final dos produtos, além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo. Alguns fatores favoreceram o surgimento da indústria na Inglaterra:
A burguesia inglesa podia adquirir equipamentos e de contratar mão de obra abundante na época;
Havia um mercado interno que favorecia o crescimento do parque industrial;
Haviam grandes reservas de minério de ferro (matéria-prima importante da época).
Condições desfavoráveis de crescimento urbano, o que aumentou o clima de tensão entre os trabalhadores era o cenário propício para o surgimento das lutas sindicais que buscavam melhores condições...
Fábricas do século XVII tinham péssimas condições de trabalho: lugares sujos, abafados e pouco iluminados.
Para aumentar a força de trabalho nesses locais, empregavam-se mulheres e menores de idade.
Os salários eram muito baixos e havia intensa poluição sonora e ambiental, além do êxodo rural.
O desenvolvimento das máquinas e transportes reduz uso de mão de obra e permitia o avanço da produção industrial. Surgem as locomotivas a vapor, com capacidade de transporte de mercadorias à grande distância e baixo custo.
Aumento no número de desempregados substituídos pelas