Rela es tnicas Raciais no Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Relações Étnicas Raciais no Brasil
Nomes: Bárbara Barbosa Debora Felix Franklin Felipe Kamilla Paula Larissa Rezende Nathália Caixeta Thayna Santos
UBERLÂNDIA-MG AGOSTO/2014
O Brasil é um país com uma grande diversidade étnica e cultural. Entre os três grupos étnicos principais temos: o indígena, o branco e o negro. A partir da miscigenação dessas etnias surgiram diversas outras, como os pardos, caboclos, mulatos, cafuzos. Nossa sociedade é constituída por diversos grupos étnico-raciais, nossa história é marcada por uma grande desigualdade e descriminação, algo que vemos muito contra os negros. O racismo no Brasil é tabu. Muitos estudos sobre o racismo no Brasil giram em torno dessa afirmação.
O fato de não termos experimentado a segregação, nem conflitos raciais levam os brasileiros a terem orgulho nacional, muitos acreditam que existe uma democracia racial. "Em suma, o Brasil pode ser descrito como uma sociedade onde as distinções de classe são profundamente marcadas, onde a classe e cor sobrepõem-se mas não coincidem, onde a classe muitas vezes prevalece sobre a cor, e onde a "raça" é matéria de foro individual e de preferência pessoal ao invés de filiação coletiva" (Cashmore 1994,p.49). O artigo estudado interpreta as relações raciais e o racismo no Brasil devido a uma problemática social europeia e norte americano, já largamente superado a partir dos anos 70, mais ainda dominante no Brasil. A Escravidão no Brasil
A escravidão foi forma de relação social de produção adotada, de forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão é marcada principalmente pela exploração da mão de obra negra, trazida do continente africano e transformada em escrava no Brasil, pelos europeus colonizadores do País. Mas vale ressaltar que muitos indígenas, antes mesmo do que viria ser o Brasil, também foram vítimas desse processo.
Com a assinatura da Lei