REL TORIO Ensaio de tra o 1
Programa De Graduação Em Engenharia De Produção
RELATÓRIO 8ª AULA PRÁTICA DE LABORATÓRIO
ENSAIOS MECÂNICOS – ENSAIO DE TRAÇÃO
BETIM 2014
SUMÁRIO
1. RESUMO 3
2. OBJETIVO 4
3. INTRODUÇÃO 5
4. DESENVOLVIMENTO 9
4.1 Resultados 10 4.2 Exercícios Propostos 13
5. CONCLUSÃO 14
6. BIBLIOGRAFIA 15
1. RESUMO
A prática se deu na deformação de dois corpos de prova de aço ABNT 1045, sendo um com a cabeça escura (laminado a quente) e o outro com cabeça clara (laminada a frio). Esses foram colocados no equipamento e são tracionados até a ruptura dos corpos. Um programa ligado ao equipamento mostra os dados durante o procedimento e após a ruptura, obtiveram-se os dados das propriedades avaliadas no ensaio.
2. OBJETIVO
Avaliar as propriedades mecânicas no ensaio de tração de aços e também, avaliar o efeito do tratamento mecânico nas propriedades mecânicas do aço.
3. INTRODUÇÃO
O ensaio de tração consiste em submeter o material a cargas uniaxiais que tende a alongá-lo até a ruptura. No ensaio de tração o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe. Estes ensaios permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a carga aplicada no qual o corpo rompe.
Podemos determinar muitas propriedades mecânicas importantes por este teste, mas ele é usado primariamente para determinar a relação entre a tensão normal média e a deformação normal média. E pode ser aplicado em diversos materiais usados na engenharia, como metais, polímeros, cerâmicos e compósitos.
O ensaio de tração ou compressão para ser executado, prepara-se um corpo de prova do material com forma e tamanho padronizados. Através de um software, é traçado um gráfico conhecido como diagrama tensão-deformação com os dados relativos às forças aplicadas e deformações sofridas pelo corpo de