rel torio cont
É fundamental possuir conhecimento adequado dos conceitos básicos da contabilidade e suas características, para um aperfeiçoamento e melhorias nos processos de gestão.
O conceito de ativo e suas mensurações são fundamentais para a teoria contábil. O estudo do ativo é essencial porque envolvem elementos patrimoniais além de gerar várias discussões onde o ativo é utilizado para auxilio do outros importantes conceitos como: receita, despesas, passivos, perdas e ganhos.
Para Hendriksen e Van Breda (2007), o ativo são benefícios futuros, mas nen sempre possitivos pode vir a ser negativo.
O Financial AccountingStandards Board (FASB), onde a característica fundamental do ativo são os benefícios futuros que são obtidos através de entidades e eventos passados. O International Accounting Committee (IASC) defende a mesma teoria da qual se espera a geração de benefícios econômicos futuros.
Já para Perez e Famá (2006), são considerados ativos os bens e os direitos à disposição da administração da empresa. Onde os ativos são elementos que futuramente possa gerar fluxos de caixa e benefícios econômicos.
Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos econômicos possuídos.
Ah várias pesquisas sobre ativo realizadas por vários pesquisadores como , cada um tem sua definição. Para algum autores como Lev (2001), Flamholtz (1985), Stewart (1999), Sveiby (1997), Boulton et al. (2001), Kaplan e Norton (1997), Nonaka e Takeuchi (1997) e Edvinsson e Malone (1998), afirmam que o ativo intangíveis(direito a benefícios futuros futuros que não possui corpo físico ou financeiro, e criado através de inovações e práticas organizacionais) está cada vez mais ligados a geração de riquezas da empresa.
Atualmente as características mais aceitas sobre o conceito ativo são : benefícios futuros esperados; recursos econômicos possuídos; valor para a empresa; direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços