Reino Protoctista
O Reino Protoctista é constituído pelas algas e protozoários, seres vivos que habitam ambientes aquáticos, ou úmidos, e com algumas espécies parasitas. Estes seres têm várias origens evolutivas distintas (Reino polifilético). De forma geral, os organismos eucariontes que não se encaixam adequadamente nos Reinos Fungi, Plantae e Animalia, são classificados como pertencentes a este Reino.
Não obstante, pode-se destacar a multicelularidade como sendo uma apomorfia importante do grupo (constitui o primeiro passo no que diz respeito ao surgimento de tecidos verdadeiros).
ALGAS
São seres:
Eucariontes;
Unicelulares ou pluricelulares;
Autótrofos fotossintetizantes.
As algas compreendem um grupo diverso de organismos geralmente aquáticos ou de ambientes úmidos, um dos quais, o das algas verdes, é considerado o ancestral evolutivo das plantas. Apesar disto, as algas não são plantas, pois não apresentam um embrião multicelular que retira alimento da planta genitora. Ao corpo das algas pluricelulares dá-se o nome de TALO, estrutura que superficialmente pode se parecer com as partes de uma planta, mas que não possui tecidos diferenciados, nem raízes, folhas e caules verdadeiros.
De forma geral, as algas são organismos que vivem em ambientes aquáticos, tanto de água doce quanto de água salgada, e também em ambientes úmidos. A maioria das algas apresenta parede celular, sendo que em certos casos, alguns componentes destas paredes celulares podem ser de interesse econômico.
OBS: As algas aquáticas podem fazer parte tanto do Plancton quanto do Bentos:
Plâncton: Grupo de organismos que vivem à deriva em ambientes aquáticos. Os animais são chamados zooplâncton, e as algas e plantas, fitoplâncton.
Bentos: Grupo de organismos aquáticos que vivem fixos a um substrato. No que diz respeito à reprodução, as algas podem apresentar reprodução:
Assexuada
Divisão binária, no caso de algas unicelulares, em que uma célula se divide