Reino Plantae
As plantas são seres pluricelulares, autotrófico e eucariontes
Como as plantas se nutrem?
A nutrição das plantas é autótrofa. Os animais conseguem alimento comendo outros seres vivos, já as plantas fabricam o próprio alimento. Para isso, usam CO2 do ar e sais minerais (nutrição inorgânica) retirados do solo.
Nutrição inorgânica
A nitrição inorgânica refere-se à absorção dos nuutrientes minerais necessários para o desenvolvimento vegetal. Esses nutrientes são encontrados no lugar onde a planta vive (solo, água, meio aéreo) e a absorção é realizada pelas raízes. Muitas vezes as folhas també executam esse papel.
Quando um nutriente é utilizado em grande quantidade por um vegetal, ele é chamado de macronutriente, e se for usado em pequena quantidade, é chamado de micronutriente.
Entre os micronutrientes, podem ser citados o manganês, o cobre, o zinco, e o ferro. Abaixo estão alguns macronutrientes e suas funções:
Nitrogênio (N) : Essencial para a síntese protéica e de ácidos nucléicos.
Fósforo (P) : Essencial para a síntese de ATP e de ácidos nucléicos.
Potássio (K) : Relacionados as trocas iônicas entre a célula e o meio; envolvido nos movimentos de abertura dos estômatos.
Enxofre (S) : Utilizado para a síntese de aminoácidos essenciais.
Magnésio (Mg) : Componente da molécula de clorofila.
Nutrição Orgânica - Fotossíntese
A fotossíntese ocorre principalmente nas folhas de uma traqueófita.
Duas epidermes, formadas por células achatadas, revestem uma camada interna constituída basicamente por dois tecidos: o tecido de preenchimento e o tecido condutor. O tecido de preenchimento é conhecido como parênquima e é, em geral, constituído por duas camadas de células clorofiladas, vivas.
A camada próxima à epiderme superior possui células organizadas em uma paliçada e, por isso, recebe o nome de parênquima paliçádico. A outra camada, próxima à epiderme inferior, possuem células irregulares que se dispõem deixando lacunas entre si, o que