Reino Plantae
As plantas estão presentes na Terra há milhões de anos, em praticamente todos os biomas do planeta. Com os demais seres autotrófos, as plantas desempenham um papel fundamental na produção de matéria orgânica e de gás oxigênio.
Alem de fornecer alimentos para animais e outros seres vivos, as plantas são importantes em diversas atividades humanas, como a medicina e indústrias farmacêuticas, cosmética e moveleira.
Muitos cientistas defendem a ideia de que todas as plantas provalvelmente evoluíram dos ancestrais protoctistas, como as algas verdes. Existem evidências de que, originando-se deles, as plantas se diversificam em grupos e desenvolveram inúmeros mecanismos anatômicos e fisiológicos, como o sitema de condução de seiva, produçaoi de flores, frutos e sementes, entre outros.
Características gerais
As plantas são organismos eucariontes, pluricelulares e autotrófos. Diversos pigmentos, como os fotossintetinzantes ( clorofilas a e b) e os acessórios ( carotenoides e ficobilinas, entre outros), estão presentes nesses organosmos.
A capacidade de realizar fotossíntese, fenômeno biológico crucial para a vida na Terra, é uma das características mais marcantes das plantas. No entanto, a fotossíntese também é realizadas por representantes de outros reinos, como Monera e Protoctista. A característica que distingue plamtas de algas é que todos os membros do Reino Plantae possuem embriões multicelulares e nutricionalmente dependentes de plantas que os originam.
Existem representates desse reino em praticamente todos os ambientes do nosso planeta, tanto terrestre quanto aquáticos, incluindo algumas éspecies marinhas e de água salobra. Entre as plantas que se desenvolvem em ambientes terrestres, algumas árvores como a sequoia e o eucalipto australiano são os maiores seres vivos em altura e biomassa da Terra.
A variação de formas, cores estruturas vegetativas e reprodutivas é imensa. Quanto ao tamanho, a diferença entre as plantas é muito grande: