Segurança no trabalhao
Segurança significa proteção então segurança no trabalho é um modo de proteger o trabalhador dos riscos que o ambiente oferece, algumas pessoas desconhecem, mas em 15 de janeiro de 1919 já foram estabelecidos projetos que indenizavam os empregados em caso de acidente no trabalho que é todo e qualquer imprevisto que cause dor,morte ou perca,que ocorre no trabalho ou em função dele.
Todo acidente tem causas definidas,por mais imprevisível que possa parecer
E eles são resultado de uma combinação de causas
Os elementos que estão envolvidos em acidentes são:
*pessoas, equipamentos, matérias, ambiente.
Para evitar acidentes de trabalho uma empresa deve ter planejamento,organização,liderança e controle.
Todo acidente de trabalho deixa consequências para o trabalhador para a sociedade e para a empresa. Sempre que ocorre um acidente no trabalho ele é causado por uma sequencia de riscos ambientais são eles: classificados em físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes.
75% das causas de incêndio são provocados por equipamentos elétricos
25%São provocados por combustão espontânea, atritos, reações químicas, etc.
Acidente é a consequência de diversos fatores que combinados precipitam a ocorrência do mesmo. Quando ocorre, sendo grave ou não os componentes da CIPA devem analisa-lo profundamente, com o objetivo de agir eficazmente no sentido de evitar a sua repetição.
Existem equipamentos de proteção individuais mais conhecidos como EPI. As empresas são obrigadas a fornecer esse tipo de equipamento aos trabalhadores esses por sua vez tem obrigação de cuidar,utiliza-los corretamente e comunicar a empresa se ele estiver danificado.
Todo trabalhador tem seus direitos em caso de acidente em caso duvidas este deve procurar a previdência social.
Para evitar acidentes de trabalho todos deve ficar de olho nos riscos fazer sua parte os evitando e comunicando a empresa a existência dele.
Fonte de pesquisa: apostila