reino plantae
FERNANDA FLORENCIO BICALHO SOUZA
PORTIFÓLIO DE CIENCIAS BIOLOGICAS: O REINO PLANTAE
UBERABA-MG
2013
Introdução
O reino plantae é a parte da ciência que faz referencia as plantas, de todos os tipos e nos mais diversos lugares da terra. As plantas tem valores econômico, científicos e são utilizadas como ornamentos em todos os ambientes.
Embora com espécies adaptadas à vida aquática as plantas são seres tipicamente terrestres. Algumas plantas nascem naturalmente,pois suas sementes são levadas para outros lugares pelo vento pela água das chuvas ou mesmo junto com alguns animais. Outras plantas nascem porque o ser humano planta, seja em jardins , hortas, ou em grandes áreas, essa são as plantas cultivadas.
O Reino Plantae
Classificação da Plantas
O reino plantae engloba seres autótrofos, fotossintetizantes que diferente das algas por apresentarem tecidos bem diferenciados. São conhecidos mais de 320 mil espécies de planta, algumas de estruturas relativamente simples, como os musgos e outras de organização corporal complexa, como as árvores. Embora a maioria das plantas seja terrestre, existem espécies adaptadas à vida aquática.
Plantas avasculares: Briófitas
Ao longo da evolução a partir das algas verdes, as plantas foram desenvolvendo novos mecanismos anatômicos e fisiológicos, tais como o sistema de condução de seiva e a produção de flores, frutos e sementes.
As briófitas são autótrofas como as algas, porém apresentam várias diferenças em relação a estas, tais como embriões nutricionalmente dependentes das plantas que os originaram. Além disso, assim como todas as plantas, possuem como reserva energética o amido e têm celulose como o principal componente da parede celular. Embora tenham sido as primeiras a se desenvolver em ambientes terrestres, as briófitas dependem da água para a sua reprodução. São organismos simples,