Reino monera
Características:
- Unicelulares; Procariontes; Autotróficas (cianobactérias); Heterotróficas (bactérias patogênicas); vivem na água, solo e ar.
Nutrição – Autotrófica -> fotossíntese e quimiossíntese (este processo consiste na síntese de substancias orgânica a partir da energia libertada em certas reações químicas inorgânicas).
Respiração – aeróbicas (ocorre pela presença de oxigênio); anaeróbicas ( ocorre com a ausência de oxigênio); facultativas (ocorre na presença ou ausência de oxigênio).
[pic] [pic]
Cianobactérias:
- São autótrofas fotossintetizantes; não possuem cloroplastos: a clorofila, do tipo A fica dispersa pelo hialoplasma e em lamelas fotossintetizantes, que são ramificações da membrana plasmática.
Reprodução:
- Assexuada ( divisão binária) [pic]
- Sexuada (conjugação) pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o “macho”, para uma receptora, a “fêmea”, através de microscópicos tubos proteicos, chamados pili, que as bactérias “macho” possuem em sua superfície. [pic]
-Transdução: Moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores. [pic]
Doenças bacterianas : gonorreia; sífilis; hanseníase; meningite; tétano; cólera; febre maculosa; leptospirose; pneumonia; tuberculose.
1- Qual a diferença entre os seres procarióticos e eucarióticos?
R- Procarionte: não tem carioteca e não tem núcleo, anucleada. Eucarionte: possuem núcleo e vários tipos de organelas, nucleada.
2- O que é mesossomos e as funções desempenhadas por essa estrutura. R- Mesossomos são uma invaginação ou dobramentos internos. Ele ajuda no início da reprodução binária e na respiração.
3- O que são PILI e a função que exercem nas bactérias patogênicas. R- PILI ou “macho” ela possui um tipo de plasmídeo especial, chamado fator F, que tem capacidade de transferir seu DNA (pontos de adesão à superfície das células). Fibras proteicas presentes na parede bacteriana que