Reino monera
PROFESSOR HELTON SANTOS
CIÊNCIAS – 7º ANO (6ª SÉRIE B, C, D, E)
REINO MONERA (BACTÉRIAS E ALGAS AZUIS)
As bactérias desempenham um importante papel no equilíbrio das funções do nosso corpo e nos ecossistemas da Terra, e atuam, com os fungos, como seres decompositores. Seres decompositores são seres que decompõem organismos mortos, partes que se destacam de seres vivos ou resíduos de seres vivos eliminados no ambiente, como galhos, folhas e frutos caídos, fezes e pele. As bactérias, seres microscópicos de composição muito simples, fazem parte do reino Monera. Além delas, esse reino também é formado pelas cianobactérias, que no passado eram conhecidas como algas azuis ou cianofícias.
Uma das principais características dos seres desse reino é serem UNICELULARES, isto é, constituídos de uma só célula. A sua célula é bem simples, não existindo uma membrana que separe o material genético do restante do conteúdo celular. A forma desses organismos pode variar. Nas imagens abaixo vemos as formas mais comuns encontradas nas bactérias.
Os moneras são encontrados nos mais variados ambientes e em condições que se julgavam desfavoráveis à manifestação de qualquer tipo de vida, como temperaturas muito altas. As cianobactérias são encontradas nos solos úmidos, recobrindo rochas e troncos de árvores, e na água doce ou salgada. No nosso intestino, por exemplo, existem bactérias que produzem vitaminas do complexo B. As bactérias também têm importância econômica, porque realizam processos químicos que permitem a produção de coalhada, vinagre e iogurtes. Elas também são utilizadas em pesquisas para a produção de novos medicamentos, vacinas e alimentos. Iogurtes e queijos, por exemplo, são fabricados utilizando-se certos tipos de bactérias.
De que se alimentam os Moneras As bactérias podem ser autótrofas, mas a grande maioria é heterótrofa, obtendo os nutrientes