Reino Monera
É o reino mais simples da biologia, estão dentro desse reino às bactérias, seres procariontes, que podem viver em diversos locais, como: na agua, no ar, no solo, dentro de animais e plantas, não podem ser vistas a olho nu, portanto, são microscópicas.
Sendo procariontes, as bactérias tem uma estrutura simples em relação aos demais seres vivos, por serem procariontes as células bacterianas não possuem carioteca ou membrana delimitando o seu núcleo, além disso, as células bacterianas não possuem organelas membranosas, como o reticulo endoplasmático, o complexo de Golgi, as mitocôndrias e os plastos.
CARACTERISTICAS
As bactérias em geral podem ou não produzir seus próprios alimentos, mas, a sua maioria fica impossibilitada, ou seja, é heterotrófica. Mas, os representantes do reino monera podem ser heterótrofos, que não conseguem produzir seu próprio alimento, mas existem também algumas bactérias autótrofas, produzem seu alimento ou pela fotossíntese ou pela quimiossíntese. Existem bactérias aeróbicas, ou seja, precisam de oxigênio para viver e as anaeróbicas que não conseguem viver em presença de oxigênio, as bactérias se adaptam em vários habitats, no solo, na agua e ate mesmo no ar, essa capacidade de conseguir viver em muitas condições ambientais deve-se ao metabolismo bacteriano, que é altamente versátil. Costumam medir aproximadamente 1 micrômetro, mas foram encontradas algumas "gigantes", com cerca de 1 milímetro.
Na respiração o organismo pode ou não utilizar o oxigênio. São de organismos aeróbicos ou organismos anaeróbicos, as aeróbicas são utilizadas em estações de tratamento de esgotos, para decompor a matéria, já as anaeróbicas causam doenças, como exemplo temos o tétano. Seu formato é variado. As bactérias podem ter a forma de um bastão (bacilo), de esfera (coco), ser curvadas (víbrião) ou onduladas (espirilo), e algumas têm aspecto irregular.
ESTRUTURA DE UMA BACTERIA: