Reino Monera
Bactérias são microorganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A célula bacteriana contém os quatro componentes fundamentais a qualquer célula: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina, no caso, uma molécula de DNA circular, que constitui o único cromossomo bacteriano. Algumas espécies de bactérias possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, chamado de cápsula. O Reino Monera inclui as células mais primitivas, nas quais não se observa núcleo organizado, nem organelas citoplasmáticas. Não formam nucléolos, o citoplasma possui apenas os ribossomos, nos quais ocorre a síntese protéica. A clorofila existe em algumas espécies de bactérias.
Há no reino monera bactérias heterótrofas e autótrofas. Entre as autótrofas, muitas são fotossintetizantes, pois produzem matéria orgânica graças à energia luminosa, como ocorre com as plantas. Outras autótrofas utilizam a energia de reações químicas das quais participam substâncias inorgânicas encontradas no meio - essas bactérias são as quimioautotróficas. Existem bactérias que necessitam de gás oxigênio para sua respiração. Outras, no entanto, não precisam desse gás, que pode ser danoso para algumas delas compreende os micro-organismos: este é o único reino existente que se classifica como procarionte.
As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.
Reino Monera
Estrutura das bactérias
Tipos de formatos