Reino monera
REINO MONERA
HALFY COSTA DOS SANTOS
JOÃO PESSOA – PB
2012
HALFY COSTA DOS SANTOS
REINO MONERA
Trabalho de pesquisa apresentado a Prof. Elizabeth Amélia, em cumprimento a uma das exigências curriculares da disciplina de Biologia Geral.
ORIENTADORA: Elizabeth Amélia
JOÃO PESSOA – PB
2012
1 INTRODUÇÃO
O Reino Monera compreende todos os organismos unicelulares e procariontes, representados pelas bactérias e pelas algas azuis ou cianofíceas. Sendo procariontes, os moneras exibem uma estrutura celular relativamente simples. As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.
Exemplos da importância das bactérias: na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente; agentes que provocam doença no homem; em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada; no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas; em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.
Podem ser fotossintetizantes ou Qumiossintetizantes. A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade.
2 OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Mostrar os diferentes grupos existentes dentro do Reino Monera, considerando suas características globais, desde o ponto de vista evolutivo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apontar os princípios básicos do funcionamento desse Reino;