Reino do ndongo
Os europeus pretendiam chegar a india por via marítima. Era la onde havia ouro,pimento,canela e outras especiarias que eles nessecitatavam.estes produtos eram muito caros na europa porque passavam por muitas mãos.por isso, era necessário chegar a india e conseguir os produtos a preços mais baichos.
Para chegar a india os portugueses tinham que contornarem a africa e, para isso,tinham que estableçer pontos de apoio.
Os portugueses organizaram expedições navas que ia contornando e estudando a costa africana. Uma dassas expedições, era comandada por diogo cao, chegou a foz do rio zaire em 1482, onde entrou em contacto com a população local e com os representantes do rei do congo.
Dois anos mais tarde diogo cao voltou com comerciantes e padres; traziam ainda produtos para trocar: missanga, espelhos, tecidos, aguardente e outros artigos baratos.
Os aristocratas do reino do congo forneram em troca, peles preciosas, marfim, e escravos-assim se estabeleceram as primeiras relações entre o reino do congo e os portugueses. O TRAFICO DE ESCRAVOS
O povoamento da ilha de S. Tome veio promover contactos mais frequentes dos portugueses com a costa africana,tendo em vista fornecer a ilha a mao-de –obra nessaria para o cultivo da cana-de-açucar.
Assim se começou a praticar o trafico entre S.Tome, acosta do loango e o porto de Mpinda.
Com a descoberta do continentes americano, os portugueses, assim como outros europeus- franceses, espanhois, ingleses- precisavam de mao-de-obra para trabalhar nas minas e nas grandes plantações que tinham na america.
A exploração destas terras exigia muita mao-de-obra. Os indios não aguentavam este tipo de tralho, uns morriam e outros fugiam.
Então, os traficantes recorreram aos escravos africanos mais experientes na agricultura das regiões quentes. Foi o inicio do comercio triangular.
Os portugueses tinham uma grande colonia na america do sul –o brasil. O seu clima era bom