reino animalia
O Brasil é um dos países com maior biodiversidade e tem o maior número de espécies vegetais, de mamíferos e de peixes de água doce. Muitas espécies são endêmicas, isto é, só ocorrem em nosso país. Infelizmente toda a biodiversidade do planeta está ameaçada, principalmente pela ação do ser humano sobre a natureza. Essa extinção pode provocar desequilíbrios ecológicos e perda de um número imenso de substâncias químicas que poderiam ser usadas na fabricação de medicamentos e de outros produtos importantes.
O reino animal é formado por organismo eucariontes, pluricelulares e heterotróficos, que ingerem a matéria orgânica de outro ser vivo e possuem um desenvolvimento embrionário, com a formação de mórula e blástula. Em geral os animais se locomovem e possuem órgãos dos sentidos e sistema nervoso, o que facilita a localização do alimento e a coordenação dos movimentos para a sua captura. A forma do corpo também está adaptada ao movimento. A locomoção também contri bui para o aumento da capacidade de dispersão dos animais e para a reprodução sexuada, ao facilitar o encontro entre macho e fêmea.
A maior parte dos animais apresenta simetria bilateral, isto é, seu corpo pode ser dividido em duas partes simétricas. A maioria dos animais apresentam cefalização. Em vez de buscar o alimento, alguns animais aquáticos promovem uma corrente de água ao seu redor e capturam algas, protozoários e outros seres que flutuam. A simetria desses animais é radiada e seu corpo pode ser dividido em vários planos de simetria.
A reprodução dos animais é sexuada, o ciclo de vida tem a fase diploide dominante, e os gametas são representados por um espermatozoide flagelado e móvel e um óvulo bem maior e imóvel, com reservas nutritivas para o início do desenvolvimento embrionário.
Representantes dos filos do reino animal:
- Invertebrados
1 - Filo Porifera
Esponja
Os Poríferos podem ser encontrados nos mais variados formatos,tamanhos e cores. Apesar de parecerem plantas