Rei Davi
Davi protagoniza uma das histórias mais conhecidas da Bíblia, exibida em forma da minissérie "Rei Davi", da Rede Record (nas fotos). De simples e franzino pastor, tornou-se grande guerreiro e chegou a ser o mais famoso monarca dos judeus. Apesar de feito rei por vontade de Deus, foi capaz de atos mesquinhos, vergonhosos e extremamente cruéis.
O mais famoso de seus erros, sem dúvida, foi seu adultério com Bate-Seba (2 Samuel 11:1 - 12:25).
Veja também:
Participe da Noite da Salvação
Erros que os homens cometem
Davi, numa certa tarde, viu a esposa de seu amigo e súdito, o militar Urias, tomar seu banho no terraço de sua casa, próxima ao palácio. Encantado pela formosura da moça,usou de sua autoridade de rei e a chamou. Em pouco tempo, estavam tendo um caso.
A situação ficou pior. Bate-Seba engravidou de Davi. Como Urias estava longe, em combate, o rei ordenou seu retorno a Jerusalém para que, ao coabitar com sua esposa, parecesse que o filho seria dele. O soldado não achou certo ter o conforto de sua casa na corte e a companhia de sua esposa na cama, enquanto seus colegas de caserna estavamacampados em duras condições, em plena batalha.
Tomado pela mesquinhez, Davi conspirou, mandando Urias de volta à guerra em situação de desvantagem perante os inimigos para que fosse morto. E assim ocorreu (foto abaixo).
Bate-Seba, conforme as leis da época, estava livre novamente para se casar, já que se tornara viúva. Davi casou-se rapidamente com ela, de modo a esconder de todos que a engravidara enquanto ainda era esposa de Urias.
Escondeu de todos, mas não de Deus.
O profeta Natã, a mando do Senhor, foi ter com Davi e lhe expôs seu pecado por meio de uma parábola (2 Samuel 12:1-2).
Eis uma grande prova da honestidade da Bíblia. Ao invés de fazer como em outras culturas, que exaltam somente os grandes feitos de seus heróis e líderes